segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Matéria sobre: Tensão Pré-Menstrual;

A tensão pré-menstrual, mais conhecida como TPM se caracteriza por uma síndrome que atinge pelo menos 80% das mulheres, nos dias que antecedem a menstruação. Podemos denominá-las como um conjunto de sintomas, tais como: Irritabilidade, sensibilidade, ansiedade, depressão, nervosismo, dor nas mamas, dor de cabeça, inchaço entre outros.
      Um grande fator que explica o porque desses sintomas é a hereditariedade, se sua mãe teve ou tem tpm, você terá maior probabilidade de desenvolver a síndrome.
      A principal causa na mudança de humor está associada à produção de serotonina, ela existe naturalmente em nosso cérebro. Em nós mulheres ela oscila de acordo com o período menstrual, sendo conhecida como substância “mágica” que melhora o humor de um modo geral. Um nível alto de serotonina é um passaporte para a felicidade e a alegria. Um nível baixo provoca mau humor e um desejo incontrolável de ingerir doces e massas.
      Se nossos hormônios mudam o humor, e nós já sabemos quais dias isso ocorrerá, temos que obter mais controle sobre essa situação. Saber controlar-se é muito importante. Você se auto conhecer é essencial para ter um bom desempenho profissional, social e familiar, afinal de contas temos que admitir que essa síndrome pré-menstrual interfere de maneira significativa no relacionamento amoroso e nas nossas relações familiares.

 
    É de extrema importância falar sobre a relação do companheiro (Marido, namorado) na TPM da mulher. Alguns deles não compreendem essas quedas e acabam não sabendo lidar com a situação. Mas a pesquisa abaixo mostra que mais da metade dos homens reconhecem os sintomas da TPM e se mostram dispostos a ajudar, sendo pacientes e compreensivos. Talvez esteja faltando dialogo e conhecimento sobre como eles podem ajudar.

    Encontrei essa pesquisa com a reação do parceiro aos sintomas da TPM da mulher, segundo a opinião de ambos os sexos, e achei interessante compartilhar, vejam: 
  
Reação
Homens - %
Mulheres - %
Entende/ compreensivo/ respeita/ não briga
62,1
54,8
Sai de perto/ fica quieto/ não faz nada/ é indiferente
30,6
34,9
Fica bravo/ não tem paciência/ fica irritado/ muda de humor também/ brigam muito
7,8
11,0
Outra
5,9
6,2


    A TPM tem muitos graus de intensidade, algumas mulheres nem precisam de tratamento, porém existem outras mais intensas que precisam de medicamento. Muitas pessoas não sabem, mas existe tratamento para prevenir a TPM como, por exemplo: Praticar exercícios físicos, pois eles reduzem a tensão, a depressão e melhoram a auto-estima.
    Vou dar uma dica muito importante e peço que sigam. Ter um diagnóstico correto permite a nós mulher preparar-se melhor para o período menstrual e nos ajuda combater esses sintomas que nos afetam tanto, por tanto se você tem dúvida se sofre de TPM, é importante notar durante alguns meses os sintomas, e a data inicial e final do período menstrual. Depois leve esses dados para o seu médico ginecologista. A avaliação de um médico especialista é muito importante, pois ele poderá esclarecer todas as suas dúvidas e fazer um diagnóstico correto.

Segue abaixo dois vídeos com dicas super importantes:

Entrevista com a Dra Mara Diegoli que é especialista no assunto.


 Dicas de alimentação no período menstrual.


Dicas de outros Blog sobre TPM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário